HISTÓRICO
A semente do projeto Expedição Alma Pantaneira foi plantada durante a adolescência do Dr. Waldir Albaneze, acompanhando o trabalho voluntário realizado pelo avô, Dr. Romeu Albaneze, médico dedicado, que atendia vizinhos e trabalhadores das fazendas próximas, nos intervalos dos serviços da fazenda. Motivado pelo desejo de promover cuidado e solidariedade às populações mais isoladas do Pantanal esse sonho se materializou em 2012.
Inicialmente, o projeto foi conduzido com o apoio de familiares e amigos. Com o passar do tempo, ganhou força e visibilidade, atraindo voluntários, empresas e pessoas de diversas regiões do Brasil, unidos pelo propósito de levar saúde, acolhimento e dignidade a quem mais precisa.
Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos, que se sustenta por meio de doações de pessoas físicas e empresas privadas. A participação do poder público ocorre de forma técnica, por enquanto, sem repasse financeiro.
Graças à confiança e ao apoio de tantos parceiros, anualmente a expedição percorre mais de 1.000 km no coração do Pantanal oferendo atendimento médico e de outras áreas da saúde, juntamente a várias iniciativas de cunho social. Esse resultado só é possível porque há quem acredite na seriedade e no impacto positivo do trabalho realizado e que ações conjuntas podem ser transformadoras.
Dr. Waldir Albaneze – Fundador do Instituto Alma Pantaneira