O que é a Expedição Alma Pantaneira

A Expedição Alma Pantaneira ocorre normalmente no final do mês de outubro ou início de novembro e tem a duração aproximada de 15 dias.

A equipe, composta de médicos, dentistas, veterinários, enfermeiros e pessoal de apoio, vindos de diversos estados do Brasil de forma voluntária, viaja utilizando camionetes e jipes com tração nas quatro rodas. A Marinha do Brasil também integra a expedição, cedendo caminhões que ajudam no transporte do material e militares que apoiam em toda a parte logística e na manutenção dos veículos da expedição que enfrentam as dificuldades dos caminhos.

Levar assistência médica, odontológica, veterinária, doações e apoio ao povo pantaneiro em locais de difícil acesso onde o sistema de saúde pública não chega, principalmente devido as distâncias e desafios que o terreno apresenta. Eis o objetivo da Expedição Alma Pantaneira, uma incrível viagem que cruza por quase mil km o coração do Pantanal, passando por regiões onde só veículos preparados e uma gente valente consegue chegar.

Durante o planejamento das ações, o MDP faz o levantamento dos lugares com estrutura mais adequada para que sejam montadas as bases de atendimento visto que a ação movimenta grande número de pessoas buscando atendimento. Proprietários, apoiadores e divulgadores são muito importantes nessa fase para que o maior número de pessoas tenha conhecimento das datas e locais de atendimento.

A equipe percorre o pantanal, mato-grossense e sul-mato-grossense, montando bases que funcionam 1 ou 2 dias em cada local. As pessoas são trazidas pelos proprietários das fazendas ou se deslocam por conta própria até os locais de atendimento; contando ainda com apoio de alguns veículos que são disponibilizados para buscar quem não consegue condições de vir. Estando no local de atendimento ocorre o cadastro e direcionamento para a equipe competente para atender cada caso.

Também são assistidas escolas das comunidades locais oferecendo palestras sobre higiene e cuidados com a saúde, além da distribuição de itens como escovas e pasta de dente, material escolar e brinquedos.

“Por dificuldade de acesso ou por morarem muito no interior do Pantanal, os moradores da região dificilmente conseguem atendimento de saúde, nem mesmo quando realmente precisam, sem preocupação com a prevenção de doenças. Tratamos geralmente de pessoas hipertensas, com contusões, artroses, artrites, problemas de visão e dentes, que com o tempo, comprometem muito a saúde das pessoas. Cuidar delas, diagnosticando os problemas e ajudando na prevenção é de extrema importância”, comenta o médico ortopedista Luiz Mikimba, integrante da Expedição.

O serviço odontológico é um dos mais requisitados e os dentistas enfrentam jornadas de mais de 10 horas por dia. Extrações, restaurações e até próteses são feitas nas varandas das casas e até debaixo de árvores. Com equipamentos modernos e fáceis de carregar, os médicos atendem todo tipo de paciente e já deixam os remédios necessários para o tratamento.

Os veterinários são fundamentais por aqui. Os animais domésticos fazem parte da vida dos pantaneiros e cuidar deles traz conforto as pessoas e saúde principalmente dos cães, que fazem parte da vida dessa gente.

Share this post