Skip to content

Médicos do Pantanal

Compartilhe

Médicos do Pantanal (MDP) é uma organização, independente , sem fins lucrativos e comprometida em ajudar as pessoas que mais precisam de apoio na região do Pantanal brasileiro. A base do seu trabalho consiste em oferecer saúde para pessoas que residem em situação carente de atendimentos sanitários. Epidemias, emergências, desnutrição e exclusão do acesso à saúde são os principais eixos de atuação do MDP. Tais situações exigem ajuda rápida, com atendimento médico eficiente e estrutura adequada.

A organização se faz presente em regiões de difícil acesso onde o sistema de saúde público não atuar, principalmente devido às distâncias e desafios que o terreno apresenta, oferecendo atendimento médico primário e em situações de extrema urgência para quem vive em total isolamento.

O projeto nasceu em 1995 da vontade do empresário Geraldo Albaneze e seu filho, Waldir Staut Albaneze, em ajudar o povo pantaneiro. O filho se formou em medicina e junto com seu pai, criaram o “Médicos do Pantanal”, uma organização médico-humanitária que associa socorro médico, odontológico, veterinário e social em favor das populações carentes da área. Também é missão da organização tornar públicas as dificuldades enfrentadas pelas populações assistidas levantando números e mapeando as situações de risco.

A associação hoje é formada por profissionais independentes de diferentes áreas, com o objetivo de atuar diariamente nas situações de comoção social, fome, epidemias e combate a doenças negligenciadas. Seus integrantes são preparados para realizar atendimentos itinerantes com habilidades específicas para lidar com a população local.