Skip to content

Expedição Alma Pantaneira

Compartilhe

Uma viagem pelo coração do Brasil levando assistência média, odontológica, veterinária e sanitária para um povo que vive isolado pelas distâncias e desafios dos caminhos pantaneiros

O Pantanal, maior planície alagada do planeta, se estende pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da Bolívia e parte do Paraguai. A região concentra uma enorme biodiversidade, com milhares de espécies de animais e plantas. É nesse cenário que o homem pantaneiro se insere de forma natural e integrada. No entanto, as grandes distâncias e os caminhos que se tornam intransitáveis em algumas épocas do ano, impõe desafios a saúde dessa gente. A Expedição Alma Pantaneira, que nasceu em 2012, é uma incrível jornada nesse cenário.
Encabeçada pela organização independente Médicos do Pantanal (MDP), a expedição deste ano vai percorrer, durante 13 dias, mais de mil quilômetros de caminhos pantaneiros entre Porto Jofre, no Mato Grosso, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Ao todo, o MDP espera realizar cerca de três mil atendimento e procedimentos médicos e odontológicos além de distribuir mais de três toneladas de material de higiene pessoal, material escolar, brinquedos , roupas, alimentos, entre outros itens. Integram ainda a expedição médicos veterinários que tratam de animais domésticos de pequeno porte, realizando atendimento, vacinas, exames e procedimentos cirúrgicos.

    Please Choose a valid template